Translate

segunda-feira, 22 de março de 2010

...as palavras de Sofia...


Sofia adorava sentir-se abraçada pelas palavras...

Gostava delas, proferidas, lidas, escritas de todas as formas e feitios, temperadas ou sem qualquer tempero,  …sussurradas, ...balbuciadas, grandes, pequenas, fáceis ou complexas, tímidas, extrovertidas, doces, agri-doces, amargas, picantes, azedas e chocantes... nuas, camufladas... no lugar errado ou no momento certo…desde que fossem palavras, proferidas, ditas ou escritas e que significassem alguma coisa...que existissem. Só assim, se sentia acompanhada e nunca só... no vazio.

Senão… bastava-lhe que fossem palavras apenas, desordenadas, soltas, fora do lugar e Sofia entretinha-se a dar-lhes sentidos (uma vez que, já tinham nascido com significados), juntando-as carinhosamente, mesmo que fosse para falar de afectos do avesso… mas sempre com o propósito de traduzir o que sentia no momento…

Aprendeu com a idade que: “As palavras são como bolhas de sabão, frágeis e inconsistentes e que desaparecem quando em contacto prolongado com o ar”…ou, será antes, a nossa memória que não tem capacidade para guardar todas elas, principalmente e apenas aquelas que nos sabem bem ouvir...Não será necessário dar exemplos, afinal cada um de nós tem as suas preferências…até nas palavras!

Quando começou a soletrar, mesmo mal, ainda, uma ou outra, percebeu rapidamente que algumas correspondiam a acções e que através delas se satisfaziam desejos… só muito mais tarde, compreendeu o poder que estas tinham (pouco antes de se dissiparem em contacto com o ar)…serviam para muitas coisas, até para subverter conceitos (infelizmente) …

… cresceu, sempre procurando aprender cada vez mais e mais palavras, sem nunca se sentir satisfeita…
Muitos diálogos, textos e escritos depois... sentiu-se capaz de expressar, com as palavras quase exactas (sem excessos,… mas às vezes ainda com defeitos) o que pretendo dizer ao mundo, à vida e ás pessoas por quem e onde passei e que me tocaram. Ás vezes sentia-se dotada.

Pegou em todas elas e resolveu dizer a toda a gente o que sentia, o que achava, o que queria, o que não queria, o que desejava fazer, o que não deixava que lhe fizessem, do que mais gostava, do que não queria saber, …. e disse tanto, tanto, tanto, que quase esgotou o seu vocabulário…mas disse tudo e continua a dizer…

Descobriu ainda com o passar dos anos, que as definições e as dimensões, que cada um de nós tem da mesma palavra, são diferentes e por consequência obtemos respostas diferentes ás mesmas perguntas ou simples observações… e que até a entoação que utilizamos, pode e influencia a resposta…tudo isto, apesar do código linguístico ser “o mesmo”. Na verdade, muitas vezes, continuamos sem nos entender…falo, de palavras ditas.

As palavras escritas, são diferentes… não se dissipam… mas não têm som ???, a não ser de quem as lê. Sofia gosta delas de igual modo, porque lhe criam imagens, ilustram e alimentam os seus e os nossos sonhos, os nossos devaneios, as nossas loucuras, as nossas diferentes vidas…

-----//-----

Esta, será definitivamente, a minha maior herança e o meu rasto... Mesmo que não tenha dito, escrito ou lido nada…

Na vida… nada amo tanto, quanto as palavras… Sem elas tenho consciência que a comunicação seria ainda mais difícil… mas com elas, também tenho consciência de que não é nada fácil.

...mas ainda, não descobri outra forma tão expressiva e eloquente de me comunicar com os outros…
Para completar este código, quando falamos, usamos os olhos, a boca, o sorriso ou a ausência dele, as expressões faciais múltiplas, as mãos, a expressão corporal,… que, de forma sábia nos traem ou completam as palavras que proferimos.

Apesar de tudo, sinto-me muitas vezes ainda à procura da palavra certa para encadear uma conversa …  sem equívocos …
…sem este código, seria impraticável qualquer intercâmbio  entre  moi, les uns, et les autres.

 Ainda bem, que me ensinaram a ler. Obrigado, professora Emília, …


22 comentários:

  1. Belissimoooooo texto.
    Você realmente sabe usar as palavras de forma muito doce e objetiva.
    Este espaço realmente é encantador.
    Congratulações
    Boa semana
    Atenciosamente
    Paulo

    ResponderEliminar
  2. ...As palavras carregam com elas a personalidade de quem as diz...com elas, damos e tiramos, partilhamos e oferecemos...sentimentos e desejos, damos com elas o k demais precioso temos...a nossa essência, a nossa alma o nosso coração!
    e tu minha amiga...sabes dar com elas o k de melhor tens!

    Bj com sentido

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga.
    depois de ler este texto estou convencida que a tua professora Emila empregou muito bem o seu tempo.
    obrigada por este momento.
    Bj.
    teresa

    ResponderEliminar
  4. As palavras ditas, escritas e sentidas, não passam disso mesmo… palavras… mas que têm o som de um trovão…envoltas num turbilhão…!!!

    Bj*

    ResponderEliminar
  5. «Fui lágrima de faminto, ressequido na pouca vida
    Qual leite, côdea de pão, peito de cabra, bago de arroz…
    Rebento tão resistente à escassez da que o pôs,
    Fui destino, pouco adiado, que hesita pela alma querida…
    Escorrida na sua face, conseguir dar ao tão sedento,
    Mais um suspiro, ou uma esperança, um sonho, aquele instante,
    Foi esse meu desespero, acto de fé… o momento mais delirante
    Que tive, enquanto viva, a minha glória e o seu alento.»

    ResponderEliminar
  6. Ah!as Emílias professoras!de vidas inesquecíveis nossas,viver é recordar,as sinetas,a do recreio hora,o hino de terra nossa,a arte de aprender e Emílias nossas ,ensinar!

    honraria pura,amalgamá-la como girassol em campos meus!

    viva la vida pessoa magnífica em feminina forma de estrela !

    ResponderEliminar
  7. Bondearte:Obrigado, por ter passado aqui por casa e pelas suas palavras. Volte Sempre. bjs

    Pizolizo: São o instrumento mais precioso que temos para expressar o que queremos...elas são diamantes em bruto ainda por lapidar...daí a dificuldade em nos compreendermos.

    Teresinha:Gosto de te sentir como uma visita assídua cá de casa, aliás das duas. Gostava que a minha professora Emília por aqui passasse e deixasse o seu comentário, mas ela nem sabe que tenho um blog.

    Vitor: Continuo a contar contigo. Também tu não és parco em palavras, ainda bem.

    Gastão Baptista: Obrigado por ter passado por aqui por casa. Mesmo que eu não esteja, e que o ultimo livro (post)seja o mesmo, percorra a minha casa, procure outros e sente-se, que eu não demoro.

    Ricardo Calmon: Obrigado também ao Ricardo por ter passado aqui por casa. Volte sempre que tiver vontade. Mesmo que eu não esteja não se iniba, procure outro post na minha estante em que os livros estão dispostos na vertical e leia, que eu não demoro.

    ResponderEliminar
  8. Olá Alfa!

    Vim retribuir a visita e comentário deixado no meu cantinho:-)

    Gostei do seu texto e lembrou-me uma conversa com uma amiga a esse sujeito e na qual tinhamos comparado as palavras com pedras: "As palavras são como pedras! Podemos arremessá-las, tropeçar nelas, ou utilizá-las para construir algo de útil!"

    ***
    Um óptimo domingo cheio de estrelas amigas*******

    ResponderEliminar
  9. Bondearte: Bom-fim-semana, apesar de já ter passado. bjs

    Cildemar:Obg. por ter passado aqui por casa, mesmo que eu não esteja, aproveite, sente-se e leia qualquer coisa, que eu não demoro.bjs

    ResponderEliminar
  10. 0___0
    Bom inicio de semana
    Bjs
    Paulo

    ResponderEliminar
  11. Há palavras que o vento não leva! ;-)

    ResponderEliminar
  12. Carlos, folgo em ver-te por aqui...fico contente.

    bjs

    ResponderEliminar
  13. Bom Dia,Minina Alfa:

    Ao abrir em comentarios dos campos meus de girassois,nessas 6 e 6 da matina,feliz fico ao te ler comentando,obrigado pessoa terna,sensiveis pessoas como vc,me compelem cada vez mais a escrever e produzir,nas vagas horas que no computador sento,não para roteirizar,mas semear a arte de seduzir,a forma em instancia superior,do amor,a amizade.
    Alfa querida pessoa,como todos nós uma história possuo,por favor,acesse o"Blog do Mensageiro" de meu amigo André e pesquise Herois Anônimos Ricardo Calmon,entenderás donde oriundo,ternura essa toda pela vida,pela pessoa humana e pela soluidariedade e generosidade praticar.Pessoas como voce ,Alfa, pessoa melhor cada vez mais me amalgamam,na arte de útil e solidário ser,de alguma forma!

    VIVA A VIDA

    UM DIA DIFERENTE HOJE PARA VOCE!

    ResponderEliminar
  14. Aqui vai uma milionésima tentativa de comentar o teu rasto...
    Aberaço GDE!

    ResponderEliminar
  15. AhÁ!!! Deu resultado!!!
    Continuo a gostar muito do que escreves, mas não consigo seguir-te por falta de tempo online...
    Ainda há pouco ficámos sem net e ainda me atrasei mais.

    ResponderEliminar
  16. A professora Emilia, ensinou-te não só a ler, como também a muito bem escrever…o que ela não te ensinou ao que parece, é a deixares de ser preguiçosa;-)…tens uma vasta plateia a ler-te tu não passas desta página à seis meses…quando por aqui passar, quero ler coisa diferente…senão,senão…nada! ;-)

    Bj*

    ResponderEliminar
  17. pekenasutopias: fico contente porque final conseguiu encontrar uma porta por onde entrar, de qualquer modo temos uma, ou outra, ou outra ainda...e também sabemos que mesmo que nenhuma de nós esteja em casa, que as nossas portas estão abertas...por isso...apareça quando puder.

    bj grande


    Vitor:...de facto...mas comecei a exigir de mim demais e então cada vez tenho mais dificuldade em ficar satisfeita com o que escrevo, daí...

    ResponderEliminar
  18. Ricardo Calmon:...assim farei...obg Ricardo.

    VIVA LA VIDA

    bjs

    ResponderEliminar
  19. Querida amiga Alfa
    Você esta de ferias????:))))
    Beijos
    Boa semana

    ResponderEliminar
  20. Bondearte: Estive, mas já voltei faz tempo. Na verdade resolvi ser mais exigente com a minha escrita...e assim, escrevo sem ficar satisfeita, daí a demora...bjs

    ResponderEliminar
  21. Ai esta foto...por esta altura davas-me cabo da paciência com as tuas birras...o que ainda hoje fazes,por outras razões ;-)

    Bj*

    ResponderEliminar

alfa diz: