No mar em que vivo...vivem, muitas vidas suspensas... Não caem nem se levantam, tropeçam a toda a hora em peixes e pedras. De tão dependentes, vivem na condição de suspensas.
Amarradas a redes de malha apertada... nunca chegarão a conhecer as maravilhas do fundo do mar.
Só as raias-meninas felizes, que flutuam ondulando as asas e a cauda, que rastejam e que se escondem debaixo da areia, brincam como crianças livres... Do fundo do mar, vêem à superfície peixes-triste, peixes-vazio, peixes-lágrima, peixes-pedaço, peixes-desencanto, peixes-abandonado, peixes-não amados, peixes-rejeitados...vidas sempre suspensas, que nunca chegam a ser livres.
Só as raias-meninas felizes, que flutuam ondulando as asas e a cauda, que rastejam e que se escondem debaixo da areia, brincam como crianças livres... Do fundo do mar, vêem à superfície peixes-triste, peixes-vazio, peixes-lágrima, peixes-pedaço, peixes-desencanto, peixes-abandonado, peixes-não amados, peixes-rejeitados...vidas sempre suspensas, que nunca chegam a ser livres.
Apenas os peixes-liberdade brincam e deslizam nas águas por todo o Oceano, ora nas profundezas, ora a roçar a superfície... livres, nadam e mergulham...
Quisera que, nesse mar e, em qualquer mar, só existissem peixes-liberdade... vivo na esperança de ver crescerem e multiplicarem-se mares repletos de peixes-liberdade, "raias-meninas felizes"!
ResponderEliminarBeijinho
Alô Joaquim, eu tenho o mesmo desejo...bjs
ResponderEliminarSó quem é livre consegue ser feliz. Adorei o texto e a música.
ResponderEliminarBjs
Olá Alfa,
ResponderEliminarEnquanto os peixes-livres deslizarem nas profundezas do mar, pode ser que se mantenham livres por muito tempo, porque se vêm à tona d'água e os descobrem, não serão livres por muito tempo mais.
Kandandos
Wanderley: Grande verdade.bjs
ResponderEliminarKandandos tem razão, já me tenho dado conta disso, várias vezes, no modelo de sociedade em que vivemos. bjs
ResponderEliminarMar revolto,umas vezes negro,outras salpicado de lágrimas salgadas...
ResponderEliminarBeijo e bom fds.
Só os destroços boiam ao sabor das correntes, dando à costa, o seu destino.
ResponderEliminarOs livres sobrevivem na e pela liberdade.
Gostei da metáfora!
Beijo
Procuras um Refugio
ResponderEliminarMas a vontade está para além do mar...
acho k precisas respirar...
Bj de Som Bonito k só só tens no ar!
Carlos
Não sei porquê, fascinam-me os peixes de vidas suspensas. Talvez porque sinta que, sem eles, sem a sua força por descobrir, pouco haja a fazer.
ResponderEliminarQuando um peixe de vida suspensa se liberta da sua condição, fá-lo com um clique maravilhoso de se ouvir. E há tanta espécie em suspensão por aí!
Ainda chegará o dia - se cada um fizer as sua parte - em que a espécie predominante será a dos peixes-liberdade
Beijo
Em nossas vidas sempre tenhamos peixes-liberdade. Sendo eles, teremos escolhas em seguir caminhos desejaveis...
ResponderEliminarMuito bem lembrado, peixes-liberdade!
Doces beijos :)
Mais uma página de um livro, contando histórias de vida, de forma sentida e encantada arrancada do âmago de alguém maravilhada...com a vida!
ResponderEliminarBj*
Manuel Marques, outro feito de água doce....bjs
ResponderEliminarACácia,...mas, o Mar podia ser mais alegre se todos os peixes fossem livres...bjs
ResponderEliminarCarlos, toda a gente procura esse refúgio, ele só existe dentro de nós...bjs....tantos foram os peixes que já conheci, que estão presos a redes...
ResponderEliminarAC, folgo em ver que também acreditas nesse refúgio mágico....mas, para isso há que mudar mentalidades...bjs
ResponderEliminarGorete,claro que sim, mas depende dos oceanos, das águas em que se encontram...bjs
ResponderEliminarVitor, amigo,...maravilhada com a vida do fundo do mar...bjs
ResponderEliminarEncontrei os meios de deixar um comentário!
ResponderEliminarAdoro o piano e estes momentos ao ouvi-lo deixaram-me suspenso... Agora procuro aterrar num sítio qualquer onde continue a escutar os seus ecos...
Beijo grande nessa música que me ateia e me aquieta! Para a ALFA também...