Translate

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Viver por metade...!

A maioria de nós … vive por metade…!

A maioria de nós vive tudo por metade e pouco por inteiro!

A maioria de nós, o que não vive por inteiro metamorfoseia em sonho, outros em frustração, outros ainda projectam nos seus filhos o que não conseguiram viver durante a sua conveniente existência. A maioria de nós sonha para os seus descendentes, as conquistas não alcançadas, demandando dar continuidade em duas, três ou mais vidas o legado de quereres que não são deles. Se persistirmos, também eles vão viver por metade a sua Vida.

A maioria de nós…não tira provento dos ensinamento de todos os dias, nem os apreende por inteiro... Obstinadamente, a Vida obriga-nos a viver, repetindo à nossa frente vezes sem conta as mesmas situações noutros tempos, com contextos análogos, com outras personagens, mas com o mesmo “guião”, na esperança de assimilarmos por inteiro alguma coisa;

A maioria de nós sonha por inteiro e vive por metade;
A maioria de nós vive! … Nascendo por inteiro, crescendo por metade e morrendo por inteiro.
Não temos tempo! A correria incessante em que vivemos hoje, não nos deixa espaço, para ouvir, ver e sentir o que quer que seja, do princípio ao fim. Ouvimos, a partir de meio; vimos o início, o meio e o fim e dispersa-mo-nos por entre estes momentos; e por fim… sentimos qualquer coisa.

Não estamos habituados a concentrar-mo-nos; não nos ensinam a treinar essa prática, quando pequenos;
Não queremos perder todas as oportunidades, nem aquelas que não o são;
Não queremos ficar para trás, e perder a corrida que não existe;
Não queremos ficar extemporâneos, mas ficamos;
Não queremos ficar fora de moda, ficando;
….
Só queremos correr, correr desesperadamente, viver muito, em pouco tempo para uns e em muito tempo, para outros. Sem compreender nada, tendo apenas uma pequena ideia de totalidade… é mais que suficiente. Mesmo que daqui resultem equívocos, vidas perdidas, sonhos dilacerados, amores desfeitos, enganos sem solução, acusações imerecidas, gente ferida … perdões por reclamar, escusas por verbalizar, sigilos por patentear … nada disso importa.

Um dia, já perto do fim olhamos para trás e verificamos que apesar de tanta correria, não vivemos nada completamente… e pior não temos tempo para repetir.

Uma minoria de nós vive por inteiro.  A maioria de nós … vive por metade…!

2 comentários:

  1. Pois é! … Até á pressa dormimos! Somos um produto desta sociedades de loucos, à qual ninguém pode excluir responsabilidades…criámos um protótipo de vida convictos que seria o ideal, mas mais não é que uma grave utopia, continuando a ser absorvidos e engolidos pelo sistema…de vida…e de ideais…enfim!!!

    ResponderEliminar
  2. que belo texto.... há muito tempo que não passava por aqui! está muito bonito o teu blog :-)

    ... não temos tempo para repetir...não temos tempo para repetir...não temos tempo para repetir...não temos tempo para repetir...não temos tempo para repetir...

    ResponderEliminar

alfa diz: