Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

... el cielo e Joana (Paloma) "...cómo sufrió por ella, y hasta en su muerte la fue llamando..."


Começa a pingar na minha janela… depois do sol envergonhado ter passado por aqui esta manhã… as gotas de chuva empurradas pelo vento, faziam adivinhar que o céu ainda tinha muito para desabafar…

Desde o início deste Inverno que o fazia com frequência, mas este ano em particular e nomeadamente nos últimos meses, estava mais triste e mais sofredor do que nunca… e, por tudo e por nada, os seus olhos ficavam mareados de lágrimas que continha de imediato …Sentia-se mais triste…

Joana olhou-o amedrontada ao ver-lhe a cor carregada, a mágoa sombria e a tristeza expressa no rosto e perguntou-lhe: 

- Porquê esse semblante? (Joana, tinha o hábito de conversar com o céu, e ele não confessava a ninguém mas gostava de lhe dar atenção) (Caetano Veloso)

- Por ser obrigado a assistir, aqui do alto, a tudo o que por aí se passa, sem nada poder fazer...(Pensava para si, como se lhe respondesse).

Ele tinha olhos e podia ver, tinha boca mas não conseguia falar…e também tal como nós, de vez em quando, precisava desabafar… Joana, continuava o interrogatório com um olhar doce, à espera de lhe ouvir a voz pelo menos uma vez (podendo ser a primeira e a última). Mas em vão,...ele era de poucas palavras!

Lá no alto,  sentia-se muitas vezes só, abandonado e sem ter com quem desabafar. Ao seu lado não tinha ninguém, senão de vez em quando umas nuvens que lhe traziam notícias… mas, apareciam e desapareciam…


O Sol, o seu maior e eterno amigo, nem sempre estava presente. Aparecia só em determinada época do ano para passar férias, para aquecer Joana... e torrar outras tantas que adoravam suga-lo e deixa-lo cansado e a sentir-se fraco…mas, sobretudo sentia-se inútil… todos os anos, no final do Verão, despedia-se do céu com uma sensação estranha de que não servia para mais nada, senão para alimentar coisas vãs do egocentrismo feminino.


Joana era diferente, ele sentia-o…
...ela, gostava de lhe fazer companhia e muitas vezes também se sentia acompanhada por ele, sempre que estava sozinha. Tinha a certeza, que um dia levada por uma nuvem iria  ter com ele, como fora tantas vezes em sonho…

……
Naquela manhã, saiu de casa à pressa. Chovia. Aliás tinha chovido toda a noite, conforme teve oportunidade de ouvir comentar à entrada do café, onde tinha marcado encontro com a sua melhor amiga, para pôr a conversa em dia...

...e, foi nessa mesma manhã, que o céu já não aguentou e à semelhança de outras vezes, noutros sítios do planeta desabou finalmente sobre tudo, sobre todas as coisas, sobre todos nós, inclusive sobre Joana.

Abateu-se sobre árvores e avessos, sobre basalto e beirais, sobre casas e cochichos, demo (ideia de povo) e dissidentes, sobre…papel, Madeira, fogo… sonhos, vidas e gentes…desabou sem avisar.

Em pouco tempo deixou tudo do avesso… e, alcançou tudo e todos de surpresa…

Gritou ao vento, que levassem Joana para um lugar seguro, lá no alto, perto dele. E pediu também às árvores que tomassem conta dela e não a deixassem resvalar por um qualquer desfiladeiro… Joana, assistia a toda aquela ira de água e vento, que fez desabar histórias, transbordar ribeiras, soltar terras, abrir buracos, partir pontes, … Histórias, que ficaram soterradas, afogadas, dilaceradas, entre pedras e pedregulhos e lama, muita lama… Até, as fontes, onde outrora corria água límpida, jorravam agora água barrenta, que circulava e saía rumo ao mar… Tudo ia em direcção ao mar…

...Parecia que os peixes estavam a reclamar algo que fosse deles, à muito por direito...como se aquela população, se tivesse um dia apoderado indevidamente dos  haveres dos peixes e dos seus antepassados, que por graças da aculturação começaram a respirar a plenos pulmões e a andar na vertical …

Joana, do ponto mais alto da ilha para onde tinha sido levada, via tudo aquilo e não entendia!…não acreditava como era possível ao fim de tantos anos não conhecer aquele céu que se deitava e acordava todos os dias por cima de dela… Chamou por ele. Disse-lhe para que parasse, mas ele não a ouvia, concentrado que estava… O barulho era ensurdecedor, Joana voltou a gritar, CÉEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUU!!!!!

Envolta em tamanho sofrimento, tentou desembaraçar-se dos ramos das árvores e fugiu,... correu na sua direcção, gritando de novo: Céuuuuuuuuuuuu, párrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaa, por favor!

Nesse mesmo instante, acabou a cair de um penhasco que já esperava por ela… Uma das nuvens, que levava notícias ao céu de vez em quando, agarrou-a, amparou-lhe o corpo e desfalecida, levou-a consigo…

Foi quando a nuvem chegou o mais perto possível do céu com Joana nos braços e que  a colocou no seu colo, que este parou e deu tréguas à ilha…

Morreria o céu de culpa se Joana não voltasse acordar. Alguns minutos depois, Joana acordou finalmente, já no céu, abriu os olhos e disse-lhe:
- Céu, precisamos conversar…

 

9 comentários:

  1. Nos comentários apenas...lindo. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelos textos.
    Inteligentes e sensíveis!

    O meu apreço.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Palavras leva-as o vento…com o céu como horizonte…e tantos de nós quando chegar a nossa vez, muito teremos que falar com ele, com o céu…como a Joana!

    Bj*

    ResponderEliminar
  4. A hora de cada um, por esperada que seja, chega sempre sem aviso exacto. Umas vezes, vem discreta, sem alarido e sem arrastar multidões; outras, é espalha-brasas, é uma hora colectiva, leva muitos em companhia. Mas é bom saber que tudo vai parar ao mar, onde as águas se diluem no céu...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Muito bem escrito. Actual e com tanto para ler...
    Escreve cada vez melhor, a cada novo texto! Fez-me lembrar um poema de W. Blake "..to see a word in a Grain of Sand/And a Heaven in a Wild Flower/Hold Infinity in the palm of your hand/And Eternity in an hour...
    Gostei. Parabéns.
    "T."

    ResponderEliminar
  6. Dina e Paula:)Obrigado, por terem passado aqui por casa. Voltem sempre que tiverem vontade e mesmo que eu não esteja... entrem, sentem-se...e desfrutem.
    bjs

    Vitor:) Amigo, já me habituei às tuas visitas, obrigado por me leres mais uma vez. Se eu não estiver aqui em casa, recebe por favor os meus outros amigos com o respeito e o carinho...com que eu os receberia...

    Guida:)Guida...adorei a possibilidade que colocou, de as águas se diluírem com o céu, azul e azul...fica tudo mais bonito.
    1grd beijo

    Anónimo:)"T", volte sempre que tiver vontade, estarei por aqui...caso contrário, não demoro...

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez, gostei muito! Acho que os teus textos são muito claros e emotivos, tenho-me identificado com o sentido das tuas mensagens. E partilhando da tua imaginação, também espero podermos ser transportados pelas nuvens e recebidos pelo céu!
    Parabéns e mantém a inspiração!
    bjs
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Cláudia:) Estou muito contente por teres passado aqui por casa, sinceramente. Já sabes, mesmo que eu não esteja, fica à vontade, entra,senta-te, lê qualquer coisa e entretanto...eu chego. Bjs grandes. Até amanhã.

    ResponderEliminar
  9. Amiga azul...
    Não deixo de visualizar
    Não deixo de pensar

    O céu terá as suas razões...
    porque apesar da nossa inteligencia
    Seremos sempre

    Filhos do céu
    e
    mal comportados!

    A solução passa por ouvirmos a nossa origem!
    e depressa!
    Bjs

    ResponderEliminar

alfa diz: