Translate

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Formúla Química, H2 O...

.. Diz a ciência da Vida que tudo são fórmulas químicas:

"Uma fórmula química é uma representação de um composto químico. Por exemplo, a fórmula química da água é H2O. A fórmula química sendo uma representação de um composto químico pode nos fornecer algumas informações sobre a substância que ela representa. Por exemplo a fórmula da água H2O. Nesta fórmula aparecem letras e número. As letras representam os elementos químicos que se unem para formar a molécula de água. O número subscrito é chamado de índice e indica a quantidade de átomos do elemento presente em cada molécula. No exemplo da molécula de água, H2O, significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e 1 átomo de oxigénio. É interessante notar que o número 1 é omitido. Com estudo mais aprofundado sobre Química a fórmula também nos diz o tipo de ligação química que ocorre entre os átomos formadores da substância, a que tipo de função química a substância pertence. Neste caso a representação H2O é chamada de fórmula molecular.

Existem outros tipos de representação:
  • Fórmula eletrónica ou de Lewis onde os elétrons da última camada do átomo são representados por pontos (∙) ou “x” ao redor do símbolo do elemento químico. Exemplo:
Os elétrons da última camada, camada de valência, do oxigénio foram representados por (∙) e do hidrogénio por (x). Outro tipo de representação é a fórmula estrutural plana onde os pares de elétrons que estabelecem a ligação química são representados por traços (─). Exemplo:

Repare-se que os elétrons que não estabelecem a ligação química não precisam ser representados.
Existem outros tipos de fórmulas. Tomando por exemplo CH4 Na fórmula molecular temos que colocar a própria fórmula química CH4
Na fórmula eletrónica, deve-se separar os dois componentes, e uni-los no desenho pelos elétrons que eles estão compartilhando
     H
      :
H..C..H
      :
     H
Na fórmula estrutural também chamada de fórmula de Couper, deve-se retirar os pontos e colocar "traços"
      H
       |
  H-C-H
       |
      H
 Mas podem haver ligações PI, e isso significa que pode estar acontecendo uma ligação dupla ou tripla."

Para o bem e para o mal tudo é Química...Estas definições, explicam o inexplicável....e, com o passar dos anos o Homem, foi criando antídotos e desenvolvendo anti-corpos contra-tudo, contra-todas as coisas, contra-todas as pessoas...contra,contra,contra...

Eu, fundamento a minha Vida, pela Física:

"Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenómenos em seus aspectos mais gerais. Envolve o estudo da matéria e energia, além de suas propriedades, abrangendo a análise de todas as suas consequências. Busca a compreensão dos comportamentos naturais do Universo, desde as partículas elementares até o Universo como um todo.
A Física, com o amparo dos métodos científicos e da lógica, descreve a natureza através de modelos científicos, uma construção humana que, embora não consiga explicar a natureza em toda a sua complexidade, permite compreender e prever com precisão requerida os comportamentos e fenómenos naturais ao fornecer uma sólida estrutura para a compreensão dos mesmos. É considerada a ciência fundamental, sinónimo de ciência natural, dentro de um ponto de vista reducionista; as ciências naturais, como a Química e a Biologia, têm raízes na Física. As aplicações da Física no cotidiano são muito amplas; praticamente todas as tecnologias usadas actualmente devem à Física o seu desenvolvimento.

A Física é uma das disciplinas académicas mais antigas, talvez a mais antiga se for considerada a sua utilização dentro da Astronomia. Ao longo dos últimos milénios a Física foi considerada como sinónimo de Filosofia Natural, Química, e se confundia com certos aspectos da Matemática e Biologia. No entanto, foi durante a Revolução Científica, no século XVI, que a Física consolidou-se, por mérito próprio, em uma ciência única e moderna. Entretanto a Física, assim como qualquer outra ciência, não pode ser considerada uma ciência à parte, pois esta inter-relaciona-se de forma significativa com várias outras, sendo notória a inter-disciplinaridade em disciplinas como a Físico-química e a Biofísica, entre outras. Muitas vezes a distinção entre Física e outra ciência torna-se praticamente inexequível: em disciplinas como a Fisíca Matemática e a Química Quântica raramente ocorre uma distinção nítida entre o que está sob domínio da Física e o que se encontra sob domínio da outra cadeira em questão.

A Física é uma ciência significativa e influente, e avanços na área são frequentemente traduzidos no desenvolvimento de novas tecnologias. 

O desenvolvimento da Física também ressoa na forma de pensar de outras ciências e até mesmo da sociedade como um todo. O desenvolvimento da mecânica, juntamente com sua metodologia, teve influência determinante no pensamento racionalista e mecanicista do Iluminismo. Entretanto, a ontologia mecanicista da ciência, onde todo o Universo pode ser explicado com "simples peças de máquina", foi abalada no século XX com o desenvolvimento da Mecânica Quântica. Embora o advento da física quântica não tenha estendido os domínios da física para além dos fenómenos naturais visto que, como ciência, a Física faz uso do método cientifico, tem como linguagem natural a Matemática e vale-se da Lógica e sobretudo da coerência obrigatória entre ideias e fatos naturais (inerente ao método científico) para a construção e apresentação dos conceitos, modelos e teorias, ela certamente revolucionou a forma de pensar a natureza, mostrando que a compreensão completa desta pode ser mais difícil e utópica do que se imaginara há alguns séculos atrás."

Eu sou Física, apesar da fórmula química...






2 comentários:

  1. Entendi na perfeição, Ana...outros o fizessem!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Já sei, Alfa. És tu que vens dar meia dúzia de explicações de Física e Química à Maria e a miúda passa a ter vintes nos testes... LOL

    BEIJO

    ResponderEliminar

alfa diz: